
A Educação Paulista através das fontes: 1943
A história da educação escolar no Estado de São Paulo é tão complexa quanto a formação do próprio Estado, a mesma complexidade também aparece quando fazemos um recorte no Município de São Paulo. As tranformações sociais e políticas ocasionadas pelo processo de industrialização da cidade após as décadas de 1930 - 1940 são urgentes e precisas.
Para Benjamin (1987) ‘a história é objeto de uma construção cujo lugar não é o tempo homogêneo e vazio, mas um tempo saturado de "agoras"(p.232) ‘.

O único registro que temos desse prédio é uma fotografia que não sabemos informações de autor e data, somente pela análise dos diversos documentos encontrados chegamos à conclusão de que este foi o primeiro prédio que abrigou o Grupo Escolar Nossa Senhora Aparecida que foi chamado em alguns registros de “Grupo Escolar da Vila Carioca”. Como característica do período a fotografia é em preto e branco.
A utilização da fotografia como fonte histórica é resultado da busca cada vez maior de uma ampliação do olhar sobre o homem e sua complexidade (cultural, social e política) algo que as novas correntes historiográficas se propõem a fazer desde meados do século XX.
Ao observamos a fotografia vemos um prédio adaptado para a utilização como escola. Ele possui uma pequena calçada e um portão bem estreito com quatro vidraças que estão posicionadas na frente do prédio na área de acesso à via pública. Na fachada podemos ver escrito “Grupo Escolar Nossa Senhora Aparecida”, pelo formato das letras e pelo desgaste das mesmas podemos deduzir que a fotografia foi tirada depois que o prédio já abrigava a escola por um certo período de tempo.